Odontologia Estética - Dr. José Marinho

Limpeza Dental



sorriso
sorriso

Dentes íntegros e limpos, gengiva saudável e bom hálito

A melhor forma de se conseguir isso é através de um controle de dieta de doces, hábitos de higiene bucal diários e pela profilaxia profissional periódica.


Mas o que é profilaxia dental?

A profilaxia dental, também chamada de limpeza dos dentes, é o procedimento através do qual o seu dentista remove a placa bacteriana (biofilme) e o tártaro, devolvendo saúde à sua boca.


Qual a importância de se realizar a profilaxia dental periodicamente?

O tártaro e a placa provocam a inflamação da gengiva (gengivite). A gengiva inflamada fica inchada, avermelhada e sangra à escovação ou mesmo espontaneamente. Se nada for feito, o processo poderá evoluir para uma periodontite (inflamação dos tecidos de suporte dos dentes), causando reabsorção óssea, mobilidade dental e até perda dos dentes. Essa mesma placa bacteriana é também a vilã que, associada à ingestão de alimentos doces, provoca a cárie.

Portanto, realizar a profilaxia periódica é essencial!


Como ela é realizada?

O tártaro é removido através de aparelho de ultrassom e curetas (instrumentos para raspagem). Já a placa bacteriana é removida com o jato de água + bicarbonato de sódio.


O procedimento é dolorido?

Como o aparelho de ultrassom permite ajuste de potência, geralmente o desconforto é mínimo. Alguns poucos pacientes, que têm dentes mais sensíveis, precisarão de anestesia.


De quanto em quanto tempo devo fazer profilaxia dental?

Em média, recomenda-se o procedimento a cada 6 meses. Há pacientes que precisarão de prazos menores (a cada 3 meses) e outros que poderão realizar o procedimento uma vez ao ano. Tudo vai depender dos hábitos de higiene e da tendência que cada um tem na formação do tártaro e no comprometimento da gengiva.



É verdade que minha saúde bucal está intimamente ligada a saúde do meu coração?

Sim! As bactérias presentes no tártaro, assim como nas infecções dentais, são responsáveis por cerca de 40% dos casos de endocardite bacteriana. Quer saber mais sobre um assunto tão importante e que afeta sua saúde? Leia esse artigo do HCor: www.hcor.com.br/imprensa/noticias/hcor-alerta-para-os-riscos-da-endocardite-bacteriana/


É caro fazer limpeza profissional?

O custo desse procedimento preventivo, comparado a outros custos como os de um tratamento restaurador extenso, quando vários dentes necessitam de tratamento de canal, pinos, coroas e implantes, é baixo. Ou seja, sob o ponto de vista financeiro também é um investimento.



sorriso

Como devo fazer minha higiene bucal diária?

1 – Escovando seus dentes no mínimo três vezes ao dia (após o café da manhã, almoço e jantar), com uma escova de cerdas macias de boa procedência e pasta dental com flúor. A escovação deve ser feita de 2 em 2 dentes com as cerdas posicionadas nas faces externas formando um ângulo de aproximadamente 45º (figura 1). Faça movimentos vibratórios horizontais de vai-e-vem com pressão mínima. Não se esqueça das faces internas e mastigatórias dos dentes (figuras 2 e 3).

2 – Passando o fio ou fita dental ao menos 1 vez ao dia. Curve o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente e movimente-o no espaço interdental em direção à gengiva, penetrando ligeiramente na linha gengival. Faça movimentos de vai-e-vem no sentido vertical para a remoção da placa acumulada, repetindo do mesmo modo na parede do outro dente. Em caso de sangramento não suspenda o uso.

3 – Fazendo bochechos diários com soluções antissépticas sem álcool (Oral B, Plax, etc). Bochechar por 30 segundos, cuspir e repetir a operação.

E ainda: Programe uma limpeza profissional a cada 6 meses com seu dentista, para ajudar os seus dentes a ficarem livres da placa e do tártaro.



images

Clique aqui e acompanhe os mais recentes casos clínicos do Dr. José Marinho, com fotos dos procedimentos estéticos.